Irrigação por Aspersão

Irrigação por Aspersão

Irrigação por Aspersão

No método de aspersão, são lançados jatos de água ao ar que caem sobre a cultura na forma de chuva. Existem sistemas inteiramente móveis, com a mudança de todos os seus componentes até os totalmente automatizados (fixos).
No método convencional, a linha principal é fixa e as laterais são móveis. Requer menor investimento porém exige mão de obra intensa, devido às mudanças da tubulação. Uma alternativa usada pelos agricultores irrigantes é uma modificação na aspersão convencional chamada aspersão em malha, onde as linhas principais, de derivação e laterais ficam fixas, sendo móveis somente os aspersores.
Esse tipo de sistema tem sido bastante utilizado no Brasil principalmente para a irrigação de pastagem, cana-de-açúcar, café e arroz. Uma deficiência do sistema de irrigação por gotejamento, e a ocorrência de enovelamento das raízes, uma vez que a água tende a ser disponibilizada em um único local, ou em porção da raiz, fazendo com que a mesma cresça em torno do local irrigado constantemente, acarretando perdas econômicas a atividade.

Conheça Nossos Serviços

– GOTEJAMENTO;
– ASPERSOR;
– MICROASPERSORES.